Ruinas de São Miguel das Missões, iluminadas para o ESPETÁCULO SOM E LUZ |
“Como pode? Um espetáculo sem atores, só com vozes e jogo de luzes, causar tanta emoção? É o poder da imaginação ajudando a compor as cenas...”
Como eu disse anteriormente, chegamos ao final da tarde de sábado em São Miguel das Missões e depois de procurar um local para passarmos a noite, nos hospedamos no Hotel Barrichello.
Já tínhamos a informação do horário de início do Espetáculo Som e Luz, e fomos para o local com meia hora de antecedência.
Fomos de carro, mas nem era necessário, pois o local fica apenas uns 950 metros do Hotel.
Do Hotel Barrichello até as ruínas |
Paramos no estacionamento que tem ao lado de uma construção, que se não me engano era um espaço cultural, e foi lá que compramos os ingressos. Bem, isso foi em 2014 e alguma coisa pode ter mudado, principalmente o valor do ingresso que foi de R$ 5,00.
Ingressos para o ESPETÁCULO SOM E LUZ |
Entramos no local, passamos pelo Museu das Missões que estava fechado aquela hora, mas de qualquer forma iríamos visitar no dia seguinte, e nos dirigimos para as arquibancadas.
Entrada |
Eram uns três degraus de tijolo e cimento. Óbvio que eu não esperava mesmo por conforto e nem que fosse de outra maneira, pois essas arquibancadas tinham que ser uma construção que combinasse com o estilo do lugar, certo? Mas eu fiquei imaginando como deve ser ruim sentar lá no frio do inverno, pois estávamos em janeiro, e mesmo assim a noite estava bem fresca e o assento gelado.
O Espetáculo Som e Luz começou pontualmente as 20:30 e só posso dizer que foi fantástico!
Dizem que tem 48 minutos de duração e nem percebemos o tempo passar.
Anoitecendo. Pouco antes do espetáculo |
Tentei tirar algumas fotos, fazer um videozinho, mas todas as imagens ficaram péssimas! Uma pena...
Como o nome já diz, o espetáculo é só com o som das vozes narrando a história, e as luzes que dão a impressão de que tem algum personagem no local onde ela acende. O resto é feito pela nossa imaginação.
E... Siiiiim! É emocionante!
Não existem atores, somente as vozes de famosos como Fernanda Montenegro. Os personagens são “representados” pela igreja em ruínas, pela terra, pedras, árvores.
Enfim, é muito interessante ver/ouvir a história do surgimento, desenvolvimento e final (eu diria trágico) das missões jesuíticas.
Só vimos um ponto negativo, que foi a falha de uma das caixas de som, que estava com ruídos e atrapalhava um pouquinho o entendimento das palavras.
Fiquei sabendo que a estrutura do espetáculo som e luz era a mesma desde 1978 e agora está com novos equipamentos.
Então, eu vou ficar devendo boas imagens, mas deixo estes sites para você se informar melhor:
https://www.facebook.com/espetaculosomeluz/
http://www.portaldasmissoes.com.br/
Quando o espetáculo acabou, eu e meu marido fomos até o hotel deixar o carro estacionado lá e ir a pé até o restaurante Aldeia Grill (atual Recantus) para jantar, e trocar nossas impressões.