domingo, 2 de março de 2014

CIUDAD DEL ESTE – PARAGUAI não é um lugar só para compras.


Tem muita gente que já foi fazer compras no Paraguai e diz:

“EU CONHECI O PARAGUAI.”

Tem dó, né?..rsrs

Só porque conheceu algumas ruas de comercio de uma única cidade? Nem uma cidade toda? E diz que conheceu o Paraguai?

Está certo que Ciudad Del Este (ou Cidade Deleste como falamos aqui..rs) é mais famosa que a própria capital do Paraguai, Assuncion, e a entrada para o Paraguai, mas o país não se resume a uma cidade e muito menos a algumas ruas desta cidade!

É a mesma coisa que alguém vir a São Paulo fazer compras na Rua 25 de março e falar que conheceu São Paulo!!! Ou pior, que conheceu o Brasil!!..rs

Chegando em Ciudad Del Este, logo depois da Ponte da Amizade
Eu mesma não posso falar quase nada de Ciudad Del Este, pois as duas vezes que estive lá (23 anos atrás e agora), só fiquei conhecendo a área de comercio...

Rua de comercio em Ciudad Del Este




Esse famoso centro da cidade, onde se concentram inúmeras lojas e shoppings, tem um movimento indescritível! Um vai e vem interminável de carros e pessoas...parece uma enorme bagunça! E é! Mas por favor, me desculpem por falar isso...para não dizer que é feio, vou dizer que “não é bonito”.



Se servir de consolo, o que posso dizer é que aqui em São Paulo (minha cidade amada) existem vários centros de compras iguais, que eu inclusive frequento!! Mas não acho mais bonito por ser na cidade que amo...por isso repito: Não é bonito!...principalmente para turismo.
Outra das ruas de comercio
Se seus olhos não estão acostumados a essa bagunça, você irá estranhar bastante.
camelódromo







Mas como já falei lá no começo, não podemos falar de uma cidade tomando por base poucos lugares que conhecemos, sendo assim, não poderei dizer se a cidade tem bons hotéis, bons restaurantes, se suas ruas (fora as do centro, claro..rs) são asfaltadas, se são limpas e seguras.







Enfim...sobre Ciudad Del Este, o que posso escrever é sobre o comercio, que lá existem cassinos pois o jogo é liberado (caso você queira deixar lá, mais dinheiro do que com as compras..rs) e dizer que lamento muito não ter conhecido os Saltos Del Monday.

Esses "saltos" são as cataratas do Paraguai.

Na verdade, antes de estar em Foz do Iguaçu, eu nem sabia da existência deste ponto turístico! Fiquei sabendo agora quando fui ver no Google Maps as imagens de Foz do Iguaçu e de Ciudad Del Este, para comparar o tamanho das duas (Ciudad Del Este parece ser maior, mas Foz tem mais prédios). E vi que os Saltos Del Monday fica praticamente dentro de Ciudad Del Este.

Como não estive lá não tenho fotos para postar, mas vi fotos na internet e o lugar parece ser bem bonito! (não posso publicar fotos que não são minhas, né? É antiético...).

Claro que não chega nem perto das Cataratas do Iguaçu, mas mesmo assim acho que vale a pena uma visita (mais um item para minha lista de retorno a Foz do Iguaçu..rs).

Vi no site de Itaipu http://www.itaipu.gov.br/turismo/saltos-do-rio-monday que tem mais informações. Lá eles dizem que o ingresso por pessoa para o parque custa 3000 guaranis (moeda do Paraguai), o que dá entre 1,50 ou 2 reais...Super barato!!!

Então se você está planejando uma viagem para Foz do Iguaçu, agora você já sabe desse ponto turístico, pode incluí-lo na lista de lugares para conhecer.

Sorte a sua que ficou sabendo antes de viajar, que Ciudad Del Este não é só para compras..rsrs.



2 comentários:

  1. Muita gente faz gozação com o Paraguai, dizendo que é terra de "índio", mas quando olho as fotos, o que me chama atenção é a limpeza das ruas.
    O Paraguai foi o primeiro país da América Latina a se industrializar e não querer "associar-se" aos ingleses. Esse foi o principal motivo da Guerra do Paraguai. Brasil e Argentina, dominados pela Inglaterra, destruíram de uma tal forma esse país, que ele nunca mais pode se reerguer economicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rosa!
      Tem muito lugar bonito para se ver no Paraguai, mas existe muito preconceito em se fazer turismo por lá.
      Se eu tivesse mais tempo (sabe aquele sinal que fazemos com os dedos para simbolizar dinheiro??..rs) enfim...tempo = $$$ ...rsrs...eu iria conhecer melhor...não só o Paraguai como todos os países da América do Sul.

      Excluir