quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LONDRINA – PR

"E chegamos a Londrina!
Nossa primeira parada deste ano na viagem para o Sul.
Estivemos aqui uns 15 anos atrás, para ir ao casamento de uns primos, e pretendemos revê-los desta vez.
Amanhã iremos almoçar com eles antes de seguir a viagem para Foz do Iguaçu."

Bem, foi só um pernoite desta vez. Não deu para conhecer nenhum outro lugar e nem rever os que havia conhecido 15 anos atrás, mas tudo bem.

Ah! Minto...rs...conhecemos um restaurante que vou falar depois e também o hotel..rs.
(Hotel ThomasiRestaurante Matsuri Garden).

A cidade está muito maior e “mais alta”, com muitos prédios novos!

Londrina é uma das cidades mais desenvolvidas e importantes do norte do Paraná.

Um dos pontos fortes na economia da cidade está relacionado ao cultivo de grãos, e isso podemos ver ainda na estrada. Vários quilômetros antes de chegar a cidade, vemos vastas plantações verdinhas e bem cuidadas, com enormes silos de armazenagem fazendo parte da paisagem.

Chegamos a Londrina no dia 06/01 (mesmo dia que saímos de S.P) por volta das 20:00 horas, horário de verão.

O sol estava se pondo ao mesmo tempo em que se armava um temporal. E o temporal veio com muito granizo, por isso acabamos ficando no hotel.
Por do sol visto da sacada do Hotel Thomasi
Não foi possível sair naquela noite, nem para atravessar a rua e ir ao restaurante em frente!

No dia seguinte, após o café da manhã e encerrar a diária, nos encontramos com nossos primos muito queridos, para um delicioso almoço no restaurante Matsuri Garden. Delicioso por que o restaurante é muito bom, mas principalmente a companhia que foi ótima! (uma pena que não moramos mais perto, para nos vermos com mais frequência).

Londrina - 15 anos atrás:

A primeira vez que estivemos em Londrina foi uns 14 ou 15 anos atrás, quando fomos para um casamento, que aconteceu na Paroquia Coração de Maria. Lembro que achei diferente, porque tinham algumas plantas dentro da igreja e som de passarinhos cantando, como em um bosque! A sensação era de que eram aves verdadeiras lá dentro (até procurei..rsrs) mas era som que saia das caixas acústicas que ficavam entre as plantas.
Foto da foto antiga: Catedral Metropolitana de Londrina

Foto da foto antiga: Frente da Catedral Metropolitana de Londrina

Naquela época, eu visitei alguns lugares como a Catedral Metropolitana, o lago Igapó, o Catuaí Shopping Center e um lugar na cidade de Rolândia (vizinha a Londrina), que é um sítio onde é retirada a água mineral "D’fonte". Lugar lindo e bem cuidado, com piscinas de água mineral gelada, mas imagino que o local não seja aberto a visitação, sendo assim, só vou colocar aqui o site e uma foto (do site) para vocês poderem ver as fotos e admirar o lugar.

Breve histórico de Londrina:

A cidade de Londrina foi oficialmente criada em 10 de dezembro de 1934, data que é comemorada sua fundação, mas sua história começou alguns anos antes.

Em 1924, inicia-se a história da Companhia de Terras Norte do Paraná, criada por ingleses que compram terras para cultivo e beneficiamento de algodão, já que viram que as terras da região eram muito boas. Mas o projeto fracassou, então resolveram fazer uma espécie de loteamento, vendendo em pequenos terrenos o que atraiu pessoas de vários estados e de outros países como Alemanha, Itália, Japão, Lituânia.

Londrina começou a surgir em 1929, quando chegou a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná ao local onde foi fincado o primeiro marco nas terras onde surgiria Londrina.
E o nome da cidade, é óbvio, foi uma homenagem prestada à cidade de Londres, já que Londrina foi fundada por ingleses.